Direito de Família / Divórcio

Câncer de mama: Impactos no relacionamento conjugal

escritório de advocacia especializado em direito de família

Data da publicação:
Última atualização: 19 Jun 2020
Escrito por:

Imagem do rosto do advogado Angelo Mestriner
Angelo Mestriner
O câncer de mama, em 2013, matou 14.206 mulheres no Brasil, segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer Jose de Alencar Gomes da Silva. Enquanto para homens foram 181 casos de morte desse mesmo tipo de câncer.

Estima-se que em 2018 apareçam mais de 59 mil novos casos, sendo que somente 1% dessa quantidade seja diagnosticado para homens.

A idade é um dos fatores que aumentam o risco desse tipo de câncer, uma vez que a maioria dos casos ocorre a partir dos 50 anos e a indicação de prevenção através da mamografia ocorre após os 40 anos, bem como a autopalpação, ou seja, a mulher verifica se há alguma alteração nas mamas, sem a necessidade de uma técnica específica de autoexame para conhecer seu próprio corpo.

Algumas outras características que demonstram a possível presença de um tumor maligno nas mamas são, além de nódulos que estão presentes em 90% dos casos de câncer, a pela avermelhada da mama, enrugada ou parecida com a casca de uma laranja, alterações nos mamilos, e saída de secreções anormais da mama.

Com o aumento dos avanços dos números de diagnósticos precoce da doença é possível diminuir a quantidade de cirurgia de mutilação, onde a mulher perde toda a mama. Porém o tratamento adequado é definido conforme o estágio da doença, podendo ser cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.

Nos casos de cirurgia (mastectomias) todas as mulheres têm direito a reconstrução mamária nos termos da lei 12.802/2013.

Mesmo com todos os avanços da medicina, ainda existem muitos casos de mulheres que sofrem algum tipo de rejeição de seu companheiro devido ao tratamento do câncer de mama. Algumas delas inclusive são "abandonadas" por seus maridos devido à suposta "mutilação" de seus seios, tendo a impressão de diminuição de seu aspecto feminino.

Infelizmente, talvez por falta de informação, alguns companheiros esquecem a necessidade de apoio tanto no tratamento, quanto na autoestima das pacientes e isso se torna fator ou motivo para o término do relacionamento. Em pesquisa realizada pelo Data Popular demonstra que 38% dos homens entrevistados acreditam que o diagnóstico de câncer de mama em suas companheiras resultariam no término do relacionamento e 75% deles que a doença acaba com a vaidade da mulher.

Em contrapartida 42% das mulheres entrevistadas, no caso de serem diagnosticadas com a doença, contam com o apoio de seus maridos durante o tratamento, superando a mãe (24%) e os filhos (20%).

Nosso escritório de advocacia especializado em direito de família, atua nessa frente, buscando satisfazer as necessidades daquele que mais precisa e de algum modo teve seu direito violado, buscando resolver conflitos com o mínimo de desgaste emocional possível.

Nesse sentido, em eventual divórcio, no qual fique constatado que o marido abandonou a esposa em razão da doença, buscamos o judiciário para reparar o direito violado perquirindo reparação por dano moral e também pensão alimentícia em favor da ex-esposa para que continue o tratamento médico sem diminuição de sua reserva financeira à época em que mantinha relacionamento sólido com o cônjuge.

No mesmo sentido, possuímos expertise para propositura de ação judicial para obrigar o Estado a subsidiar tratamentos médicos não cobertos pelo SUS e que sejam imprescindíveis para manutenção da vida do paciente.

Por fim, não custa relembrar que no caso de algum indício da doença não deixe de procurar seu médico ou especialista em oncologia mamária, assim como em caso de sentir-se prejudicada ou necessite de auxílio perante a lei, busque apoio de um advogado especializado sobre o tema.


AVISO LEGAL: Este artigo fornece apenas informações genéricas e não pretende ser aconselhamento jurídico e não deve ser utilizado como tal. Se você tiver alguma dúvida sobre seus assuntos de direito de família, entre em contato com o nosso escritório.



Entre em contato com nosso escritório

Para obter mais informações sobre assuntos jurídicos relacionados a divórcio e partilha de bens, entre em contato com o escritório do Dr. Angelo Mestriner no telefone (11) 5504-1941. Durante a consulta jurídica inicial, você pode discutir suas preocupações específicas.

Nós representamos pessoas na cidade de São Paulo e grande São Paulo, além de todo Brasil onde já esteja implementado o processo eletrônico.






Siga-nos nas nossas redes sociais



Sobre o advogado
Advocacia familiar. Advogado especializado em assuntos jurídicos sobre divórcio e partilha de bens.

é advogado especializado em Direito de Família e Sucessões. É pós-graduado pela USP (Universidade de São Paulo). É pesquisador vinculado ao NEDUC (Núcleo de Estudo de Direito Educacional) pela PUC (Pontifícia Universidade Católica). É membro do IBDFam (Instituto Brasileiro de Direito de Família). É mediador e facilitador de conflitos, capacitado pela EPM (Escola Paulista da Magistratura). Atua exclusivamente com causas familiares desde o período acadêmico quando iniciou suas atividades no Escritório Modelo mantido pela Faculdade e, após, no Ministério Público do Estado de São Paulo.


Escritório
O escritório se diferencia dos outros escritórios tradicionais oferecendo uma estrutura que permite que o cliente seja atendido em salas individuais de modo a garantir sigilo e discrição da causa.

A localização do escritório também privilegia a mobilidade e acessibilidade do cliente. Nesse sentido, o escritório de advocacia em direito de família do Dr. Angelo Mestriner está localizado no coração da cidade de São Paulo, com endereço na Avenida Paulista, 726, 17° andar, conjunto 1707, Bela Vista – São Paulo/SP – CEP: 01310-910, entre a Avenida Brigadeiro Luís Antônio e a Alameda Joaquim Eugênio de Lima, garantindo, desse modo, maior facilidade de deslocamento aos seus clientes uma vez que está a poucos metros da estação de metrô Brigadeiro (linha 2-verde).

O escritório oferece advocacia em São Paulo, com forte atuação no Fórum Central João Mendes Jr, Foro Regional de Santana, Foro Regional de Santo Amaro, Foro Regional do Jabaquara, Foro Regional da Lapa, Foro Regional da Vila Prudente, Foro Regional de São Miguel Paulista, Foro Regional da Penha de França, Foro Regional de Itaquera, Foro Regional do Tatuapé, Foro Regional do Ipiranga, Foro Regional de Pinheiros, Foro Regional de Nossa Senhora do Ó, Foro Regional do Butantã.

Nesse sentido, destacamos alguns distritos da cidade de São Paulo que abrangem a área de atuação do escritório de advocacia do Dr. Angelo Mestriner que pertencem às regiões mencionadas acima.

Zona norte: Jaçanã, Mandaqui, Santana, Tremembé, Tucuruvi, Vila Guilherme, Vila Maria, Vila Medeiros.

Zona norte 2: Anhanguera, Cachoeirinha, Casa Verde, Freguesia do Ó, Jaraguá, Limão, Perus, Pirituba, São Domingos.

Zona sul: Campo Belo, Cursino, Ipiranga, Jabaquara, Moema, Sacomã, Saúde, Vila Mariana.

Zona sul 2: Campo Limpo, Cidade Ademar, Cidade Dutra, Grajaú, Jardim Angela, Jardim São Luis, Marsilac, Parelheiros, Pedreira, Santo Amaro, Socorro, Vila Andrade.

Zona oeste: Alto de Pinheiros, Barra Funda, Butantã, Itaim-Bibi, Jaguará, Jaguaré, Jardim Paulista, Lapa, Morumbi, Perdizes, Pinheiros, Raposo Tavares, Rio Pequeno, Vila Leopoldina, Vila Sônia.

Zona leste: Água Rasa, Aricanduva, Artur Alvim, Belém, Cangaíba, Carrão, Mooca, Penha, Ponta Rasa, São Lucas, Sapopemba, Tatuapé, Vila Formosa, Vila Matilde, Vila Prudente.

Zona leste 2: Cidade Líder, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Iguatemi, Itaim Paulista, Itaquera, Jardim Helena, José Bonifácio, Parque do Carmo, São Mateus, São Rafael, Vila Curuçá, Vila Jacuí.

Não menos importante o escritório de advocacia em direito de família do Dr. Angelo Mestriner também tem atuação nacional em todas as principais cidades que já tenham implementado o processo judicial eletrônico.



Exclusividade
O cliente é atendido pelo mesmo advogado do início ao fim do processo de modo proporcionar ao cliente uma relação mais próxima com o advogado, estabelecendo, nesse viés, confiança e segurança entre todos os envolvidos, principalmente nos litígios que envolvem causas familiares, onde muitas vezes há desgastes emocionais entre os envolvidos.



Endereço
Av. Paulista, 726, 17° andar, conjunto 1707 - caixa postal 075 - Bela Vista São Paulo, SP - CEP: 01310-910


Horário de Atendimento do escritório:
De segunda-feira a Sexta-feira das 08h30 às 19h00 e aos Sábados 08h00 às 12h00.


Contato por E-mail
atendimento@angelomestriner.adv.br


Contato por Telefone
(011) 5504.1941


Contato por WhatsApp
(11) 9.8641.5328




Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo
Defensoria Pública do Estado de São Paulo
Conselho Nacional da Justiça
Tribunal de Justiça de São Paulo
Instituto Brasileiro de Direito de Família