Angelo Mestriner é advogado especialista em Direito de Família e das Sucessões, com escritório localizado na cidade de São Paulo, de São Paulo, Av. Paulista, 726, 17° andar - Bela Vista – São Paulo/SP – CEP: 01310-910.

Principais temas sobre Direito das Sucessões

Esclarecimentos sobre escrutura pública de inventário e partilha extrajudicial. Dúvidas mais frequentes sobre inventário extrajudicial respondidas pelo advogado Angelo Mestriner.

Escrutura pública de inventário e partilha extrajudicial (Cartório)

O inventário extrajudicial é uma modalidade de inventário que permite que a partilha seja feita perante o Cartório de Notas por meio de uma escritura pública, garantindo com isso, maior celeridade e brevidade no ato. Ademais, é possível ainda determinar como vantagem desse procedimento a livre escolha do Tabelionato pelos sucessores, a possibilidade de constituir um único advogado para todos os interessados, o que permite reduzir as despesas ao final do inventário, etc.

Veja as perguntas mais frequentes sobre Inventário Extrajudicial.


Esclarecimentos sobre inventário judicial. Dúvidas mais frequentes sobre inventário judicial respondidas pelo advogado Angelo Mestriner.

Inventário Judicial

Quando uma pessoa morre, abre-se a sucessão, ou seja, transmite-se a herança do falecido aos herdeiros legítimos e testamentários. O inventário judicial é uma das modalidades de inventário existente no qual todos os procedimentos ocorrem perante o Poder Judiciário, sob o crivo de um juiz de direito. Por essa razão, a lei determina que os herdeiros constituam advogado(s) particular(es) ou defensor público (no caso de hipossuficiência) para representá-los e auxiliá-los no que compete ao direito de cada herdeiro e a respectiva divisão dos bens.

Veja as perguntas mais frequentes sobre Inventário Judicial.


Esclarecimentos sobre alvará judicial. Dúvidas mais frequentes sobre alvará judicial respondidas pelo advogado Angelo Mestriner.

Alvará Judicial

Alvará Judicial é uma ordem proferida pelo juiz de direito que autoriza o requerente a realizar o levantamento de certa quantia em dinheiro ou que pratique determinado ato. Exemplos: 1) alvará judicial para levantamento do PIS e do FGTS de pessoa falecida; 2) Alvará judicial para pequenas quantias em conta corrente ou poupança do de cujus que não deixou outros bens, etc.

Veja as perguntas mais frequentes sobre Alvará Judicial.