Vamos à retrospectiva de 2019:
Estatísticas do site
Neste ano de 2019 consegui publicar no blog do escritório um total de 18 artigos relacionados à temas de direito de família e sucessões, tais como divórcio, dissolução de união estável, contrato e escritura pública de união estável para proteção do patrimônio, paternidade socioafetiva, guarda compartilhada, regulamentação de visitas, pensão alimentícia, interdição, etc.
Devido à dinâmica de trabalho entre clientes, audiências, consultas jurídicas e atualizações profissionais, confesso que foram muito menos publicações do que havia planejado. A ideia é publicar artigos com maior frequência no ano de 2020.
Ao longo do ano, tivemos um total de 3.344 visualizações nas páginas do escritório. Houve um aumento de 2% de visualizações em comparativo com o ano de 2018. Nesse sentido, temos certeza que estamos no caminho certo, fazendo conteúdo jurídico de direito de família para você ter acesso a informações com qualidade.
As páginas 'Top 10' mais acessadas ao longo de 2019 foram:
1) Acordo pré-nupcial para proteger bens e investimentos no divórcio
2) A importância da escritura pública de união estável
3) Perguntas frequentes sobre divórcio judicial e extrajudicial
4) Pensando viver em união estável?
5) Como fazer um inventário extrajudicial, quanto custa, quanto tempo demora?
6) Orientações às pessoas que buscam a dupla cidadania, mas se deparam com a necessidade de retificarem certidões
7) Retificação de documentos para obtenção da dupla cidadania
8) Adoção unilateral do enteado pelo padrasto
9) A coexistência das filiações biológica e socioafetiva nas famílias recompostas
10) Perguntas frequentes sobre pensão alimentícia
Consultoria jurídica
Consultoria jurídica é um tipo de serviço no qual o advogado presta consultas, oferece conselhos, estudos de viabilidade processual e pareceres técnicos sobre a matéria de sua especialidade.
Nesse sentido, essa assistência se mostra de extrema valia a fim de fornecer subsídios ao cliente para tomada de decisão.
Isso porque, ao ter que tomar grandes decisões em sua vida, por certo você quer ter as melhores opções possíveis disponíveis para você.
Se você está enfrentando um problema ou está no meio de um, é um eufemismo ainda maior dizer que a escolha do advogado é muito importante.
No campo do Direito de Família e das Sucessões, a consultoria jurídica é o primeiro passo para análise do caso em concreto e avaliação jurídica sobre a viabilidade ou não daquilo que o cliente almeja, incluindo, nesse sentido, orientações, conselhos e esclarecimentos jurídicos.
Este ano de 2019 tive a oportunidade de realizar mais de uma centena de consultas jurídicas ao longo do ano, o que demonstra, no meu entender, que as pessoas estão mais criteriosas, dispostas a se cercarem de todas as informações possíveis para tomada de uma decisão informada.
Hoje posso dizer que meus clientes ao optarem pelo ajuizamento de uma ação judicial, fazem-no de forma consciente, não deixando se levar por impulsos diante das emoções que envolvem assuntos de família.
Para 2020 pretendo disponibilizar mais horários para prestar consultas jurídicas às pessoas que me procuram, a fim de que possam se valer das informações prestadas para tomada de decisões conscientes.
Os 5 temas mais procurados para realização de consultas jurídicas no ano de 2019 foram:
1) Medidas protetivas em favor da mulher (lei Maria da Penha);
2) Dissolução de união estável e partilha de bens;
3) Divórcio e partilha de bens;
4) Guarda judicial e pensão alimentícia;
5) Adoção e paternidade socioafetiva;
Atualização profissional
No início de 2018 iniciei uma nova pós-graduação na USP (Universidade de São Paulo) voltada para os aspectos processuais do processo judicial cujo objetivo é atualizar conhecimentos de modo a oferecer aos meus clientes as mais novas técnicas de processo disponíveis no mercado para ajudá-los nas ações judiciais que fazem parte, seja como autor ou réu no processo.
Neste ano de 2019 finalizei a pós-graduação.
Foram 2 anos de muita dedicação em uma das melhores Faculdades do Brasil, sendo o Departamento de Direito Processual - Área de Processo Civil - da USP o de maior prestígio do país.
Esta titulação, em conjunto com as outras que possuo, dedico a você, meu cliente, que deposita sua confiança na minha pessoa para defesa de seus interesses em assuntos familiares na área judicial e extrajudicial.
Além disso, como vocês sabem, faço parte do grupo NEDUC (Núcleo de Estudos e Pesquisa de Direito Educacional) da PUC (Pontifícia Universidade Católica) vinculado ao CNPq, sob coordenação da professora doutora Maria Garcia cujos encontros quinzenais ocorrem no IBDC (Instituto Brasileiro de Direito Constitucional).
A troca de experiências, o compartilhamento do saber jurídico, a ajuda mútua e generosa troca de saberes para o aprendizado enriquece e enobrece nossas vidas.
Neste ano de 2019, especializei-me ainda mais em práticas colaborativas para resolução de conflitos familiares no âmbito judicial e extrajudicial.
Capacitei-me como facilitador em processos circulares (Justiça Restaurativa) pela EPM (Escola Paulista da Magistratura). Estou habilitado para conduzir processos circulares no âmbito judicial e extrajudicial auxiliando na prevenção de conflitos e restauração das relações.
Como vocês sabem, em que pese eu seja mediador privado de longa data, este ano me capacitei como mediador judicial pela EPM (Escola Paulista da Magistratura), vinculando-me ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça). É dizer que agora também sou mediador judicial, podendo conduzir mediação dentro do Poder Judiciário.
Além disso, também participei de diversos cursos de direito de família ministrado na Escola Paulista da Magistratura por juízes e desembargadores que atuam exclusivamente com direito de família em seus gabinetes. Destaco os cursos: 1) Capacitar para Conciliar (Violência Doméstica e Familiar); 2) Infância, Juventude e Cidadania; 3) 1DFA - Curso de 'Direito de Família'.
Reconhecimento profissional
Neste ano de 2019 fui homenageado pelo Jusbrasil que realizou um evento no escritório deles localizado São Paulo-SP para os autores mais ativos da comunidade Jusbrasil, incluindo-me entre os mais participativos desta região.
Nas palavras da empresa que está classificada como a 1ª no ranking jurídico de conteúdos jurídicos para conectar pessoas à justiça: "Há muito tempo buscávamos formas de recompensar o esforço dos autores mais comprometidos com a nossa missão: Facilitar o acesso à justiça por meio da informação".
Com direito, inclusive, de minha pessoa receber uma cartinha escrita à mão pelo gerente da entidade agradecendo minha colaboração em favor do acesso à justiça.
Fiquei muito feliz pelo reconhecimento!
Além disso, também fiquei muito lisonjeado em contribuir, de algum modo, para o aprendizado acadêmico dos alunos.
Neste ano de 2019 tomei conhecimento que fui citado em um trabalho de conclusão de curso de pós-graduação em Psicologia Jurídica da Faculdade Cândido Mendes, no ano de 2017.
O título do trabalho acadêmico é "GUARDA COMPARTILHADA E SUAS IMPLICAÇÕES COM FAMÍLIAS NUCLEARES SOB A AMEAÇA DA ALIENAÇÃO PARENTAL". O trabalho completo foi disponibilizado no site da universidade, que pode ser acessado no link abaixo: http://bit.ly/2NS3d3D .
Projeto de longo prazo
Há mais de 4 anos iniciei esse projeto, que considero o mais importante de minha vida, que é o meu filho. Sem sombra de dúvidas, por trabalhar com direito de família sei que cada pessoa que chegou até aqui nesta leitura também carrega projeto semelhante como o meu sendo o mais importante de sua vida.
AVISO LEGAL: Este artigo fornece apenas informações genéricas e não pretende ser aconselhamento jurídico e não deve ser utilizado como tal. Se você tiver alguma dúvida sobre seus assuntos de direito de família, entre em contato com o nosso escritório.