O isolamento social é medida que se impõem segundo os governantes, como prevenção para salvar vidas e combater a propagação do coronavírus.
Na China muitos casais parecem não ter resistido à proximidade em tempo integral. Constatou-se que a quarentena forçada deixou sequelas no relacionamento conjugal. Após a redução de transmissões do coronavírus, município de Xi'am registrou aumento drástico no número de pedido de divórcios.
Xi'am, de 12 milhões de habitantes, capital da província de Shaanxi, região central da China, registrou um recorde no número de pedidos de divórcio nas últimas semanas, segundo o jornal chinês em língua inglesa The Global Times.
Em alguns distritos, todos os horários disponíveis para tratar do tema nos escritórios locais do governo estão tomados por semanas.
Outros sites também indicaram haver relatos de uma procura acima da média em cartórios de municípios de outras províncias, como a de Sichuan, por formulários de divórcio.
No Brasil, conforme o Colégio Notarial do Brasil (CNB/CF), houve um aumento de 15% dos casos de divórcio em 2020 se comparado ao ano anterior.
Parte disso, pode ser observado pelo CNB, também é reflexo do aumento de convivência entre os casais assim como aconteceu em outros países.
Pode-se observar que o aumento de casos aconteceu por todo o território nacional, sendo que Santa Catarina foi o estado com maior aumento registrado (cerca de 95%) acompanhado de outros 21 Estados além do Distrito Federal que também tiveram aumento.
No Estado de São Paulo, por exemplo, os pedidos de divórcio aumentaram em 18%, segundo pesquisa do Colégio Notarial.
No ano de 2020, 43.859 pedidos de divórcio no Brasil frente a 38.174 em 2019.
Por certo o número de divórcios tende a aumentar ainda mais em 2021 diante da explosão de contaminados e mortes por COVID-19 no Brasil diante do reforço de medidas de isolamento social em vários Estados da Federação com vistas a tentar mitigar a propagação da COVID-19.
Com restrições da pandemia, o aumento da violência contra a mulher se tornou um fenômeno mundial, evidenciando cada vez mais relações tóxicas, que se convolam em relacionamentos abusivos.
Com o divórcio, muitos assuntos o cercam, como partilha de bens, pensão alimentícia para esposa, guarda do filho, regime de convivência entre a criança e os genitores e pensão alimentícia em favor da criança ou adolescente.
Por isso, se você já está enfrentando um problema relacionado ao casamento e pensando em se divorciar, é um eufemismo ainda maior dizer que a escolha do advogado é muito importante.
Isso porque, ao ter que tomar grandes decisões em sua vida, por certo você quer ter as melhores opções possíveis disponíveis para você.
AVISO LEGAL: Este artigo fornece apenas informações genéricas e não pretende ser aconselhamento jurídico e não deve ser utilizado como tal. Se você tiver alguma dúvida sobre seus assuntos de direito de família, entre em contato com o nosso escritório.