Qual a idade ideal para que o filho comece a dormir na casa do pai?

Imagem do rosto do advogado Angelo Mestriner
Angelo Mestriner
Direito das Famílias / Convivência familiar
Última atualização: 26 set. 2022
Escrito por:

Na esteira da legislação vigente, tem-se estabelecido que o convívio entre pai e filho é direito fundamental que objetiva a proteção e o melhor interesse da criança, daí que a convivência deve ser fixada com base em quantidade de tempo equilibrado que permita o estreitamento dos vínculos afetivos, sociais, psicológicos e emocionais entre o filho e o genitor.

Nesse passo, uma das principais dúvidas que os genitores separados possuem é a seguinte: Qual a idade ideal para que o filho comece a dormir na casa do pai?

A resposta parece simples, mas não é.

Inicialmente poderia utilizar a seguinte argumentação: oras, diante da ausência de comprovação de eventual incapacidade do pai para cuidar do filho, não há porque se negar o direito do filho conviver e pernoitar com o pai.

No entanto, essa argumentação não é suficiente para garantir que o filho possa conviver e dormir na casa do pai.

Nessa ordem de ideias, o Poder Judiciário leva em conta não apenas a capacidade do pai em cuidar do filho, mas diversos outros fatores para decidir sobre a fixação da convivência com pernoite do filho na casa do pai.

Dentre esses fatores, apura-se, por exemplo, se a criança se alimenta de leite materno; se o vínculo afetivo entre o pai e o filho já existe ou precisa ser estabelecido; se a criança já fala; se a casa do pai tem estrutura para receber a criança; se o pai estilo de vida com histórico de violência, uso de álcool ou drogas e assim por diante.

Quando o Poder Judiciário enfrenta litígio de pais separados que objetivam regulamentar a convivência de criança de tenra idade (recém-nascido ou bebê), a posição da maioria dos Tribunais é não aceitar pernoites quando a criança é amamentada com o leite materno, fixando um modelo de convivência da criança com o pai de poucas horas por dia, sem pernoite.

Nesse sentido, exemplo do julgado Tribunal de São Paulo fixou regime de visitas entre o filho e o pai, sem pernoite, em razão da criança se alimentar de leite materno:

(...) Entendo que, pelo menos até os dois anos de idade, período em que a criança necessita de alimentação baseada em alimentação materna, o regime de visitas foi razoavelmente bem fixado, sob a ressalva de que as visitas paternas devem ocorrer, por ora, somente em finais de semana alternados. Assim sendo, ao menos até os dois anos de idade, o requerente poderá ter a criança consigo em domingos alternados entre as 14h e 18h, podendo retirá-la do lar materno, sob as condições já elencadas na r. decisão agravada. Isto porque segundo a OMS e a OPAS, o leite materno é o melhor alimento para os recém-nascidos e crianças com até os dois anos, devendo sempre ser a opção prioritária. (...) (TJ-SP - AI: 21938643720218260000 SP 2193864-37.2021.8.26.0000, Relator: Luiz Antonio Costa, Data de Julgamento: 16/03/2022, 7ª Câmara de Direito Privado, Data de Publicação: 16/03/2022)

De outro lado, quando o Poder Judiciário enfrenta litígio de pais separados que objetivam regulamentar a convivência com pernoite do pai com a criança desmamada, o Poder Judiciário se preocupa em fixar um regime de convivência no qual gradualmente se amplia diante da faixa etária da prole e dos seus hábitos até que a adaptação da criança com o pai e a família paterna seja plena para que, a partir daí, o filho possa dormir na casa do pai, sem qualquer tipo de intercorrência relacionada à adaptação.

Nesse sentido, exemplo do julgado Tribunal de São Paulo fixou regime de visitas sem pernoite:

(...) Trata-se de agravo de instrumento interposto contra a decisão de fls. 68/69, na origem, que fixou a convivência provisória do autor com o filho Joaquim em finais de semana alternados, com retirada na residência materna na sexta-feira às 18:00 horas e devolução na residência materna no domingo às 18:00 horas. Durante a semana, poderá conviver com o filho às terças-feiras, com retirada na residência materna às 18:00 horas e devolução na residência materna na quarta-feira às 9:00 horas. (...) Em que pesem os argumentos da agravante, não restou demonstrada que a pernoite na residência paterna é prejudicial ao menor, que está atualmente com 3 anos (fls.03) e possui forte vínculo com o pai (fls.04). Pelo contrário, do que consta, o agravado está apto ao exercício da paternidade (fls.21) (...) O relacionamento paterno-filial é fundamental para o desenvolvimento moral, social e psicológico do menor e está de acordo com os seus próprios interesses, inclusive com os pernoites, quando se busca assegurar o fortalecimento e a manutenção dos vínculos existentes entre eles. Não se qualquer situação de perigo que impeça o genitor de estar com o filho durante as noites que lhe couberem. (...) Dessa forma, não há razão para modificar a decisão agravada. (TJ-SP - AI: 21771076520218260000 SP 2177107-65.2021.8.26.0000, Relator: Fernanda Gomes Camacho, Data de Julgamento: 23/09/2021, 5ª Câmara de Direito Privado, Data de Publicação: 23/09/2021)

Sob outro enfoque, quando o Poder Judiciário enfrenta litígio de pais separados que objetivam regulamentar a convivência com pernoite do pai com a criança desmamada no qual se apura que a criança já possui vínculo afetivo construído com o pai e não há evidências da possível incapacidade do pai para cuidar da criança sozinho, em sua residência, tem-se visto a fixação do regime de convivência de forma mais abrangente, permitindo-se pernoite.

APELAÇÃO – - DIREITO DE VISITAS – Regime fixado em sentença em favor de recém-nascido com um ano de idade – Previsão de convivência paterna em fins de semana alternados sem pernoite até o menor completar três anos, além de uma hora diária às terças e quintas-feiras – Inconformismo do genitor – Pretensão de incluir o pernoite imediatamente e de haver visitas de uma hora em todos os dias – Parcial acolhimento – Menor que completou dois anos de idade e já está acostumado à convivência paterna, além de pernoitar com terceiros – Genitora que não respondeu ao recurso – Ampliação do regime, para que desde agora o genitor possa pernoitar com o filho nos fins de semana das visitas – Hora diária de visitação na residência materna – Medida que em princípio não se mostra adequada, por ser potencial fonte de estresse e prejudicial à rotina do menor – Previsão em sentença que o genitor poderá estar com o filho por uma hora às terças e quintas-feiras – Suficiência – Sentença parcialmente reformada - DERAM PROVIMENTO EM PARTE AO RECURSO (TJ-SP - AC: 10032813020218260577 SP 1003281-30.2021.8.26.0577, Relator: Alexandre Coelho, Data de Julgamento: 17/01/2022, 8ª Câmara de Direito Privado, Data de Publicação: 17/01/2022)


AVISO LEGAL: Este artigo fornece apenas informações genéricas e não pretende ser aconselhamento jurídico e não deve ser utilizado como tal. Se você tiver alguma dúvida sobre seus assuntos de direito de família, entre em contato com o nosso escritório.

Entre em contato com nosso escritório

Para obter mais informações sobre assuntos jurídicos relacionados à direito de família e sucessões, entre em contato com o escritório de advocacia do Dr. Angelo Mestriner no telefone (11) 5504.1941 ou WhatsApp (11) 9.8641.5328 . Durante a consulta jurídica inicial, você pode discutir suas preocupações específicas.

Nós representamos pessoas na cidade de São Paulo e grande São Paulo, além de todo Brasil onde já esteja implementado o processo eletrônico.

Informações sobre consulta jurídica, clique aqui.

Veja também

Exclusividade

O cliente é atendido pelo mesmo advogado do início ao fim do processo de modo proporcionar ao cliente uma relação mais próxima com o advogado, estabelecendo, nesse viés, confiança e segurança entre todos os envolvidos, principalmente nos litígios que envolvem causas familiares, onde muitas vezes há desgastes emocionais entre os envolvidos.

Sobre o advogado

Advocacia familiar. Advogado especializado em assuntos jurídicos sobre regulamentação de convivência entre filho e genitor.

é advogado especializado em Direito de Família e Sucessões. É pós-graduado pela USP (Universidade de São Paulo) e pela Faculdade Damásio de São Paulo. É membro do IBDFam (Instituto Brasileiro de Direito de Família). É mediador e facilitador de conflitos, capacitado pela EPM (Escola Paulista da Magistratura). Atua com causas familiares desde o período acadêmico quando iniciou suas atividades de estágio no Escritório Modelo mantido pela Faculdade e, após, no Ministério Público do Estado de São Paulo.

Escritório

Sala de Reunião (8 posições) Sala de Reunião (6 posições) Sala de Reunião (4 posições)

Situado na emblemática Avenida Paulista, entre a Avenida Brigadeiro Luís Antônio e a Alameda Joaquim Eugênio de Lima, — a poucos metros da estação de metrô Brigadeiro (linha 2-verde) — o escritório do Dr. Angelo Mestriner se diferencia no cenário jurídico de São Paulo por sua infraestrutura inovadora e a personalização no atendimento ao cliente.

Com a implementação de um sistema de atendimento que engloba tanto a interação face a face quanto consultas por videochamada, o escritório de advocacia do Dr. Angelo Mestriner transcende as barreiras físicas, garantindo que clientes de qualquer parte do Brasil possam se beneficiar de seus serviços especializados em Direito de Família e Sucessões.

Esta abordagem adaptativa não apenas responde aos desafios contemporâneos de locomoção, mas também reflete a preferência dos clientes do escritório, valorizando o conforto e a eficiência.

Em São Paulo, o escritório do Dr. Angelo Mestriner atua em todos os fóruns, cobrindo áreas como Fórum Central João Mendes Jr, e Fóruns Regionais como Santana, Santo Amaro, Jabaquara, Lapa, Vila Prudente, São Miguel Paulista, Penha de França, Itaquera, Tatuapé, Ipiranga, Pinheiros, Nossa Senhora do Ó, Butantã, entre outros, garantindo representação legal abrangente em diversos bairros da cidade.

Esta presença garante uma representação legal abrangente não apenas em diversos bairros da capital, como também se estende à região metropolitana, alcançando cidades como Santo André, São Caetano, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Mauá, Campinas, Jundiaí e até a Baixada Santista, incluindo Santos e Praia Grande.

Além do estado de São Paulo, o alcance de nossos serviços estende-se a outras regiões, incluindo, mas não se limitando a, capitais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília, bem como a importantes centros urbanos em todo o território nacional.

Essa dualidade de atuação — localmente focada e nacionalmente abrangente — permite que o escritório de advocacia do Dr. Angelo Mestriner ofereça uma gama de serviços jurídicos altamente especializados para todo o território nacional, independentemente da localização geográfica de nossos clientes.

O objetivo é garantir que, seja qual for a demanda ou a localização do cliente, o escritório possa fornecer um atendimento jurídico eficiente, personalizado e acessível.

Nesse sentido, a essência do serviço do escritório do Dr. Angelo Mestriner não reside somente na excelência jurídica, mas também na capacidade de construir relacionamentos sólidos e confiáveis com cada um dos clientes.

Através do uso de tecnologias avançadas de comunicação, o Dr. Angelo estabelece um canal direto e eficaz, garantindo um atendimento personalizado que atende às necessidades específicas de cada cliente, seja virtualmente ou presencialmente, conforme conveniência.

Ao optar pelo escritório de advocacia do Dr. Angelo Mestriner, você escolhe um parceiro jurídico que alia expertise, tecnologia e um modelo de atendimento flexível e humanizado, assegurando soluções jurídicas personalizadas e eficazes, adaptadas ao seu contexto e preferências.

Endereço

Av. Paulista, 726, 17° andar, conjunto 1707 - caixa postal 075 - Bela Vista São Paulo, SP - CEP: 01310-910 Brasil

Horário de Atendimento do Escritório

De segunda-feira a Sexta-feira das 08h30 às 19h00 e aos Sábados 08h00 às 12h00 (quinzenalmente).

Contatos

Telefone: (11) 5504.1941

Links Úteis

Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo Defensoria Pública do Estado de São Paulo Conselho Nacional da Justiça Tribunal de Justiça de São Paulo Instituto Brasileiro de Direito de Família

© Advogado Angelo Mestriner. Todos os direitos reservados. Veja nossa Política de Privacidade