Direito de Família / Pensão Alimentícia

A grávida tem direito a pensão alimentícia durante a gestação

escritório de advocacia especializado em direito de família

Última atualização: 21 fev. 2022
Escrito por:

Imagem do rosto do advogado Angelo Mestriner
Angelo Mestriner
Você sabia que a legislação brasileira protege a gestante estabelecendo que a mulher grávida tem direito a pensão alimentícia durante a gestação justamente para que a gestante tenha condições de ter uma gestação saudável, pondo a salvo tanto a saúde dela quanto a saúde e os direitos mediatos do filho que está por vir.

A lei determina que as despesas durante a gestação da mulher sejam custeadas pelo futuro pai, observando-se o binômio necessidade-possibilidade dos envolvidos. Um trecho da lei e jurisprudência para exemplificar.

Art. 2º Os alimentos de que trata esta Lei compreenderão os valores suficientes para cobrir as despesas adicionais do período de gravidez e que sejam dela decorrentes, da concepção ao parto, inclusive as referentes a alimentação especial, assistência médica e psicológica, exames complementares, internações, parto, medicamentos e demais prescrições preventivas e terapêuticas indispensáveis, a juízo do médico, além de outras que o juiz considere pertinentes.
Parágrafo único. Os alimentos de que trata este artigo referem-se à parte das despesas que deverá ser custeada pelo futuro pai, considerando-se a contribuição que também deverá ser dada pela mulher grávida, na proporção dos recursos de ambos.


(Jurisprudência)
EMENTA: ALIMENTOS GRAVÍDICOS. LEI Nº 11.804/08. DIREITO DO NASCITURO. PROVA. POSSIBILIDADE.
1. Havendo fortes indícios da paternidade apontada, é cabível a fixação de alimentos em favor do nascituro,destinados ao amparo da gestante, até que seja possível a realização do exame de DNA [...]
(Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul – TJRS, Agravo de Instrumento Nº 70037659604, Sétima Câmara Cível, Relator Sérgio Fernando de Vasconcellos Chaves, Julgamento em 09/09/2017) (BRASIL, Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, 2017).


Se o futuro pai não tiver condições financeiras para efetuar o pagamento da pensão alimentícia, a obrigação de pagamento pode recair sobre os pais dele (avoengos da criança que vai nascer) de forma subsidiária e complementar, conforme entendimento fixado pela jurisprudência no que toca assuntos relacionados a pensão alimentícia.

De igual modo, também é possível considerar a possibilidade de uma mulher ser obrigada a pagar pensão alimentícia à outra mulher em relacionamentos homoafetivos cuja gravidez foi realizada por meio de inseminação artificial.

A lei faz uso da expressão "futuro genitor" porque o bebê ainda não nasceu, ou seja, encontra-se no ventre da mãe, razão pela qual não é possível afirmar com certeza a paternidade biológica, mas indícios de paternidade.

Indícios de paternidade são elementos que indicam a probabilidade de existência de vínculo parental entre o nascituro (bebê que vai nascer) e o futuro pai.

Os indícios de paternidade podem ser comprovados pela mulher gestante por meio de testemunhas e documentos, como por exemplo: fotografias, cartas, mensagens eletrônicas (e-mail, Instagram, Facebook, WhatsApp) de relacionamento entre a mulher e o futuro pai.

(Jurisprudência)
FAMÍLIA. ALIMENTOS GRAVÍDICOS. LEI Nº 11.804/2008. PROVA DO RELACIONAMENTO AMOROSO E DA CONSEQUENTE GRAVIDEZ. VALOR DOS ALIMENTOS. RAZOABILIDADE. REDUÇÃO. IMPOSSIBILIDADE. - A fixação dos alimentos gravídicos deve ser feita de forma prudente e mediante a apresentação de prova idônea da existência de relacionamento afetivo que permita formular juízo de valor sobre o nexo de correção temporal lógica entre este e o estado de gravidez. - Hipótese na qual a autora apresentou fotografias e diversas mensagens eletrônicas que traduzem ser verossímil a alegação de que o réu é passível ser o pai biológico do nascituro. - Se o recorrente não provou, de forma eficaz, quais são suas despesas mensais e a inviabilidade de arcar com o valor fixado, não é possível determinar a redução do encargo.
(TJ-MG - AI: 10002150000434001 MG, Relator: Alberto Vilas Boas, Data de Julgamento: 23/06/2015, Câmaras Cíveis / 1ª CÂMARA CÍVEL, Data de Publicação: 30/06/2015)


Como se nota, o julgado destacado estabeleceu que mensagens eletrônicas trocadas entre as partes são suficientes a demonstrar plausibilidade na indicação de paternidade realizada pela gestante, decorrente de relacionamento mantido no período concomitante à concepção.

Além disso, é possível também extrair do julgado que esse pressuposto deve ser examinado, em sede de cognição sumária, sem muito rigorismo, tendo em vista a evidente dificuldade na comprovação do alegado vínculo de parentesco já no momento do ajuizamento da ação, sob pena de não se atender à finalidade da lei, que é proporcionar ao nascituro seu sadio desenvolvimento, até porque a tentativa de impedir o dano em razão da demora na prestação da assistência à gestante deve sempre prevalecer sobre a escolha de evitar eventual prejuízo suportado pelo suposto genitor na hipótese de negativa da paternidade sustentada.

De outro lado e não menos importante, diante da negativa da paternidade realizada por meio do exame de DNA após o nascimento do bebê surgem duas indagações:

1) É possível reaver o dinheiro pago à gestante, após ser constatado que a criança não é filha biológica do futuro genitor reconhecido pelo Tribunal de Justiça à época da gravidez da mulher?

2) É possível requerer uma indenização contra a gestante que expôs a vida de uma pessoa (intimidade, vida privada, honra e imagem) ofendendo tanto sua reputação perante terceiros como também sua psique diante do alegado da futura paternidade que restou comprovada como falsa?

O assunto é polêmico, no entanto, há uma tendência dos Tribunais direcionarem esse tema ao ilícito civil previsto no Código Civil, de modo que há possibilidade do suposto genitor reparar os danos experimentados diante da constatação de que não é pai biológico daquela criança. No mesmo sentido, uma vez demonstrado que houve dano causado em seus direitos da personalidade, também é possível que o homem requeira uma indenização por danos morais. Jurisprudência sobre o tema:

(Jurisprudência)
ALIMENTOS. REPETIÇÃO DE INDÉBITO. INDUÇÃO EM ERRO.
Inexistência de filiação declarada em sentença. Enriquecimento sem causa do menor inocorrente. Pretensão que deve ser deduzida contra a mãe ou contra o pai biológico, responsáveis pela manutenção do alimentário. Restituição por este não é devida. Aquele que fornece alimentos pensando erradamente que os devia pode exigir a restituição do seu valor do terceiro que realmente devia fornecê-los.
(SÃO PAULO, TJ, Apelação 248/25 Luiz Antonio de Godoy. 1ª Câmara de Direito Privado. 24/01/2017). (TJ/SP, 2017).


(Jurisprudência)
Inadmissível o procedimento da Autora que, obrigada a ter, pelo menos, dúvida quanto à paternidade, não poderia sequer ter permitido procedesse o Autor a espontânea assunção, sem se que a realidade fosse aferida pelos meios legais disponíveis. Conduta leviana e temerária, que deve ser exemplarmente coibida.

Pois bem, a obrigação de pagamento dos valores noticiados às fls.59/61, em planilha não impugnada, é impositiva, anotado que não se está em discussão, aqui, a irrepetibilidade dos alimentos, posto que o Autor cobra a Ré pelos prejuízos que esta imprudentemente (art. 186 do Código Civil), senão com dolo eventual, lhe causou, mostrando-se perfeitamente admissível a pretensão, que será acolhida, nesse particular, integralmente.

Prosseguindo, quanto ao pedido de indenização por danos morais, igualmente, merece acolhida, embora não na pretensão monetária almejada pelo Autor, isso em função da condição financeira das partes.

Com efeito, não há dúvidas a respeito da amargura gerada pelo incomensurável sentimento de engano quanto à atribuição da paternidade de uma criança, dispensando-se comprovação a circunstância, seja pela frustração em relação à própria ascendência, seja pelo constrangimento a que exposto o indivíduo perante a sociedade, seja pela sujeição a obrigações que não lhe competiam, tal qual a de prestar alimentos.

Em suma, os danos se encontram in re ipsa, aflorando a responsabilidade da mãe por sua conduta leviana e temerária, repitase, afinal, apenas ela tem condições de saber se há dúvidas a respeito do fato “paternidade” e obrigação de adotar as devidas cautelas nessa hipótese.

Valor nenhum tem aptidão para reparar o mal sofrido, todavia, deve ser estipulada uma indenização em dinheiro e a parte dará a destinação que entenda adequada a amenizar o sofrimento.

Este valor deve levar em conta a gravidade dos danos, as possibilidades do ofensor e o seu grau de culpa, observando-se o caráter punitivo e pedagógico, inclusive, bem como as condições financeiras do ofendido [....]
(TJ-SP - APL: 00086079420118260073 SP 0008607-94.2011.8.26.0073, Relator: Cesar Ciampolini, Data de Julgamento: 12/08/2014, 10ª Câmara de Direito Privado, Data de Publicação: 15/08/2014)



AVISO LEGAL: Este artigo fornece apenas informações genéricas e não pretende ser aconselhamento jurídico e não deve ser utilizado como tal. Se você tiver alguma dúvida sobre seus assuntos de direito de família, entre em contato com o nosso escritório.



Entre em contato com nosso escritório

Para obter mais informações sobre assuntos jurídicos relacionados a pensão alimentícia para gestante, entre em contato com o escritório do Dr. Angelo Mestriner no telefone (11) 5504-1941. Durante a consulta jurídica inicial, você pode discutir suas preocupações específicas.

Nós representamos pessoas na cidade de São Paulo e grande São Paulo, além de todo Brasil onde já esteja implementado o processo eletrônico.






Siga-nos nas nossas redes sociais



Sobre o advogado
Advocacia familiar. Advogado especializado em assuntos jurídicos sobre pensão alimentícia para gestante.

é advogado especializado em Direito de Família e Sucessões. É pós-graduado pela USP (Universidade de São Paulo). É pesquisador vinculado ao NEDUC (Núcleo de Estudo de Direito Educacional) pela PUC (Pontifícia Universidade Católica). É membro do IBDFam (Instituto Brasileiro de Direito de Família). É mediador e facilitador de conflitos, capacitado pela EPM (Escola Paulista da Magistratura). Atua exclusivamente com causas familiares desde o período acadêmico quando iniciou suas atividades no Escritório Modelo mantido pela Faculdade e, após, no Ministério Público do Estado de São Paulo.


Escritório
O escritório se diferencia dos outros escritórios tradicionais oferecendo uma estrutura que permite que o cliente seja atendido em salas individuais de modo a garantir sigilo e discrição da causa.

A localização do escritório também privilegia a mobilidade e acessibilidade do cliente. Nesse sentido, o escritório de advocacia em direito de família do Dr. Angelo Mestriner está localizado no coração da cidade de São Paulo, com endereço na Avenida Paulista, 726, 17° andar, conjunto 1707, Bela Vista – São Paulo/SP – CEP: 01310-910, entre a Avenida Brigadeiro Luís Antônio e a Alameda Joaquim Eugênio de Lima, garantindo, desse modo, maior facilidade de deslocamento aos seus clientes uma vez que está a poucos metros da estação de metrô Brigadeiro (linha 2-verde).

O escritório oferece advocacia em São Paulo, com forte atuação no Fórum Central João Mendes Jr, Foro Regional de Santana, Foro Regional de Santo Amaro, Foro Regional do Jabaquara, Foro Regional da Lapa, Foro Regional da Vila Prudente, Foro Regional de São Miguel Paulista, Foro Regional da Penha de França, Foro Regional de Itaquera, Foro Regional do Tatuapé, Foro Regional do Ipiranga, Foro Regional de Pinheiros, Foro Regional de Nossa Senhora do Ó, Foro Regional do Butantã.

Nesse sentido, destacamos alguns distritos da cidade de São Paulo que abrangem a área de atuação do escritório de advocacia do Dr. Angelo Mestriner que pertencem às regiões mencionadas acima.

Zona norte: Jaçanã, Mandaqui, Santana, Tremembé, Tucuruvi, Vila Guilherme, Vila Maria, Vila Medeiros.

Zona norte 2: Anhanguera, Cachoeirinha, Casa Verde, Freguesia do Ó, Jaraguá, Limão, Perus, Pirituba, São Domingos.

Zona sul: Campo Belo, Cursino, Ipiranga, Jabaquara, Moema, Sacomã, Saúde, Vila Mariana.

Zona sul 2: Campo Limpo, Cidade Ademar, Cidade Dutra, Grajaú, Jardim Angela, Jardim São Luis, Marsilac, Parelheiros, Pedreira, Santo Amaro, Socorro, Vila Andrade.

Zona oeste: Alto de Pinheiros, Barra Funda, Butantã, Itaim-Bibi, Jaguará, Jaguaré, Jardim Paulista, Lapa, Morumbi, Perdizes, Pinheiros, Raposo Tavares, Rio Pequeno, Vila Leopoldina, Vila Sônia.

Zona leste: Água Rasa, Aricanduva, Artur Alvim, Belém, Cangaíba, Carrão, Mooca, Penha, Ponta Rasa, São Lucas, Sapopemba, Tatuapé, Vila Formosa, Vila Matilde, Vila Prudente.

Zona leste 2: Cidade Líder, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Iguatemi, Itaim Paulista, Itaquera, Jardim Helena, José Bonifácio, Parque do Carmo, São Mateus, São Rafael, Vila Curuçá, Vila Jacuí.

Não menos importante o escritório de advocacia em direito de família do Dr. Angelo Mestriner também tem atuação nacional em todas as principais cidades que já tenham implementado o processo judicial eletrônico.



Exclusividade
O cliente é atendido pelo mesmo advogado do início ao fim do processo de modo proporcionar ao cliente uma relação mais próxima com o advogado, estabelecendo, nesse viés, confiança e segurança entre todos os envolvidos, principalmente nos litígios que envolvem causas familiares, onde muitas vezes há desgastes emocionais entre os envolvidos.



Endereço
Av. Paulista, 726, 17° andar, conjunto 1707 - caixa postal 075 - Bela Vista São Paulo, SP - CEP: 01310-910


Horário de Atendimento do escritório:
De segunda-feira a Sexta-feira das 08h30 às 19h00 e aos Sábados 08h00 às 12h00.


Contato por E-mail
atendimento@angelomestriner.adv.br


Contato por Telefone
(011) 5504.1941


Contato por WhatsApp
(11) 9.8641.5328




Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo
Defensoria Pública do Estado de São Paulo
Conselho Nacional da Justiça
Tribunal de Justiça de São Paulo
Instituto Brasileiro de Direito de Família